segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mudanças


Dezembro. Época de mudanças. Época de natal... e mudanças.
Um mês cheio de compromissos, cheio de expectativas, completo de novos sentimentos. Sentimentos de tristeza pelo fim do ano, de agitação quanto as compras de natal e encerramentos. Sentimentos de alívio, pois as férias estão finalmente chegando. Sentimento de alegria e ansiedade quanto ao novo ano que está surgindo.
E diante de tantos sentimentos, tantas vezes acabamos esquecendo do que se trata realmente a festa de Natal.
O sentimento que deveria ocupar nossos pensamentos é o sentimento de assombro, de espanto diante do que Deus fez por nós.
Quando acreditamos é que entendemos.
Antes disso, tudo é escuridão. Acreditar que Deus enviou seu único filho em nosso favor, pelo simples fato de nos amar... pode parecer besteira. Pode parecer ilusão, uma desculpa para podermos nos consolar diante dos fatos da vida. Mas não é não.
Quando acreditamos, então é que entendemos... 
Deus nos ama sim, a tal ponto de fazer o maior sacrifício que poderia ter feito por nós. E isso não é um modo de consolo. É um modo de se sentir perdoado diante de todos os erros que você já cometeu. Você lembra de tudo que já fez de errado? De como se sentiu culpado?
Deus perdoa, e tira toda a culpa que carregamos.
Você já se sentiu completamente carregado, da mesma forma que conta aquela história de uma pessoa que andando na praia via dois pares de pegadas, e quando a tribulação surgiu viu apenas uma. E se perguntando percebeu que aquele par de pegadas era de Deus, e que ela estava em seu colo, sendo sustentada por Ele?
Deus carrega, e é presente em nossas vidas mesmo quando não enxergamos.
Você lembra de quando achava que tinha tudo sob controle? E então vieram situações que mostraram que na verdade não podemos controlar absolutamente nada em nossas vidas? Emprego, família, saúde, amigos, dinheiro... tudo é indefinido. Ou melhor dizendo, existe apenas uma constante: o Amor de Deus por nós. E ter a maravilhosa paz que é descrita em Fp 4.7 é o melhor presente que alguém pode ter.
Você já sentiu esta paz inexplicável mesmo em meio a montanha-russa dos dias que vivemos?
O amor de Deus vem pela graça, e dá paz sem fim.

Você vê, que, não fizemos nada para merecer. Ele fez por nós antes de sequer existirmos.
E mesmo se pedirmos, nosso pedido ainda se torna tão humano, tão culpado, que só podemos ser libertos do pecado pela graça. Não por atos. Não por chantagem. Mas por graça, graça que é dada para nós.
Basta aceitarmos. E aceitando-a, acreditando que Jesus morreu em nosso favor para perdoar os nossos pecados, podemos ter uma mínima idéia do que é este amor que Deus nos dá.

E em meio a tantas mudanças, achamos uma constate: Jesus Cristo.
Que possamos lembrar do real sentido do natal e festejá-lo da mesma forma com que Cristo veio ao mundo: de forma simples, com uma alegria repleta e sincera.

E o resto das mudanças... deixemos nas mãos daquele que é a constante... Com certeza Ele tem o controle de tudo.

"... e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus..." Fp 4.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário